quinta-feira, 3 de junho de 2010
ESTUDO DIRIGIDO II
MESOPOTÂMIA


1)Por que a palavra Mesopotâmia quer dizer "Terra Entre Rios”?
O nome é usado para as áreas banhadas pelos rios Eufrates e Tigre e seus afluentes, e a região compreende as terras do Iraque e de parte da Síria de nossos dias. A Mesopotâmia — nome grego que significa "entre rios" (meso - pótamos) - é uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos. Inserida na área do Crescente Fértil.
2)Por que a Mesopotâmia é chamada de o berço da civilização?
Da Mesopotâmia é que se têm o registro das primeiras civilizações, perto de 400 a.C. Neste período começa a estruturar-se o Estado, o surgimento da escrita, o desenvolvimento da economia comercial e a utilização da roda, nos veículos. Além do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitando as inundações e garantindo o armazenamento de água para os períodos de seca.
3) Atualmente a Mesopotâmia não é uma região muito especial, mas na antiguidade era
muito importante. Explique essa afirmação.
Apesar de atualmente não ser uma região muito especial, exceto pelo petróleo e os conflitos constantes, na época era um lugar muito privilegiado. Com cheias dos rios as terras eram fertilizadas pelo limo e húmus (material orgânico em decomposição). Os rios favoreciam a pesca e havia caça abundante e condições para criar animais nas margens dos rios. Havia a necessidade da construção de diques para conter violentas enchentes, devido a isso precisava de planejamento e estocagem da produção, por isso organizou-se o Estado, como um meio de administrar essas necessidades.
4) Qual aimportância dos sumérios para a história da Mesopotâmia?
A sua importância se deve ao fato de ser o primeiro local que se desenvolveu a escrita, as primeiras cidades estados originaram na Suméria.
5) Enfraquecidos por guerras internas os sumérios foram dominados por quais povos?
Os sumérios enfraquecidos por guerras internas foram dominados pelos acadianos. Recuperaram o poder em 2050 a.C., mas não resistiram aos amoritas, povo semita do norte, nem aos elamitas, da Pérsia, em 1950 a.C.
6) Qual era a religião dos sumérios?
Politeístas.
7) Qual a contribuição dos sumérios para a História?
A escrita cuneiforme e a criação da roda.
8) As constantes guerras pelo poder da região permitiram que os acadianos dominassem os sumérios. Quem eram os acadianos?
Grupos de nômades, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumerianas. Conhecidos como acadianos, dominaram as cidades-estados da Suméria por volta de 2550 a.C.
9) Qual a localização geográfica dos povos acadianos?
Os povos acadianos fixaram-se ao sul da Mesopotâmia, próximo ao Golfo Pérsico, entre as cidades de Nippur e Babilônia, como indica o mapa acima
10) Qual a importância do rei Sargão I para a história dos acadianos?
Sargão I conseguiu unificar politicamente o centro e sul da Mesopotâmia, dando origem ao Primeiro Império Mesopotâmico, que expandiu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia.
11) Qual a região da Mesopotâmia que os assírios se fixaram?
Norte da atual Bagdá (capital do atual Iraque), indo até as imediações dos lagos Van e Urmia. Na linha leste-oeste, vai dos montes zagros até o vale do rio Habur.
12) Quais as principais realizações dos povos assírios?
Formaram o primeiro Exército organizado e o mais poderoso. Foram os primeiros a usar armas de ferro e carros de combate puxados a cavalo na história da humanidade.
13) Explique a sociedade e a economia assíria
.
A sociedade assíria era composta pelo rei que era o comandante e chefe do exército. Os nobres e os cortesãos que também tomavam decisões em nome do rei além dos governadores que eram responsáveis pela administração das terras conquistadas. A população, formada por camponeses e artesãos, era sujeita ao serviço forçado na construção de imensos palácios e estradas e pelo pagamento de altos tributos. A base da economia dos assírios era a agricultura, eles implantaram a horticultura e aperfeiçoaram o arado.
14) Podemos afirmar que os assírios se especializaram na arte da guerra? Explique.
Sim. Os assírios formaram o primeiro Exército organizado e o mais poderoso da história e desenvolveram armas de ferro e carros de combate puxados a cavalo. Impôs práticas cruéis aos vencidos, como a mutilação. Os guerreiros e sacerdotes desfrutavam grandes privilégios: não pagavam tributos e eram grandes proprietários de terra.
15) Os amoritas vieram de qual região da Mesopotâmia?
Os amoritas, ou antigos babilônios, povos semitas vindos do deserto sírio-árabe, haviam se estabelecido na cidade da Babilônia, que, com o tempo, converteu-se em importante centro comercial, devido a sua localização privilegiada. A antiga Babilônia está situada a aproximadamente 75 quilômetros da moderna Bagdá.
16) Qual o soberano mais importante dos amoritas? Qual a importância desse rei para a história dos Amoritas?
Hamurabi
foi o fundador do 1º Império Babilônico. Conseguiu unificar os semitas e os sumérios; impulsionou a agricultura; restaurou os templos mais importantes e instituiu impostos e tributos em benefício das obras públicas. É autor do famoso código penal, o mais antigo da História, que leva seu nome: O Código de Hamurabi
17) Quais as principais mudanças que o reinado de Hamurabi trouxe para os amoritas?
No período de Hamurabi, houve um desenvolvimento da propriedade privada e do comércio. Propriedades agrícolas foram doadas a funcionários públicos, sacerdotes e até mesmo a determinados arrendatários. Entretanto, todas essas atividades privadas sempre permaneceram sobre controle estatal.
18) Hamurabi foi responsável pela criação de um código de leis muito importante. Que código foi esse e o que ele estabelecia?
O Código de Hamurabi estabelecia regras de vida e de propriedade, estendendo a lei a todos os súditos do império. Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião (olho por olho, dente por dente). O Código de Hamurabi era baseado no direito sumério, que tinha por finalidade consolidar o poder do Estado e adequá-lo ao desenvolvimento de uma economia mercantil. Hamurabi estabeleceu uma sólida intervenção do Estado na economia, havia regras de trabalho, normas comerciais e até valores para a compra e venda de animais e aluguéis de terras, entre outras coisas.
19) Hamurabi também empreendeu uma ampla reforma religiosa. Explique essa afirmação.
Hamurabi
também empreendeu uma ampla reforma religiosa, transformando o deus Marduk, da Babilônia, no principal deus da Mesopotâmia, mesmo mantendo as antigas divindades. Em homenagem à Marduk foi construído um templo junto ao qual foi erguido o zigurate de Babel, citado no livro de Gênesis (Bíblia) como uma torre para se chegar ao céu.
20) O que aconteceu na Mesopotâmia depois da morte de Hamurabi?
O império sofre sucessivas invasões e, em 1.513 a.C., é arruinado pelos hititas e assírios. O poder da Babilônia renasce com a destruição dos assírios pelos medos, povo oriundo das margens do Mar Cáspio. Aliados dos medos, os caldeus aproveitam-se da vitória contra os assírios e recuperam o domínio babilônico a partir de 614 a.C.
21)
Que povo passou a dominar a Mesopotâmia após a morte de Hamurabi? Babilônia atingiu seu período mais glorioso e ficou conhecida como a “Rainha da Ásia” durante o governo de qual rei? Quais as suas principais realizações?
O governante mais importante do 2º Império Babilônico foi Nabucodonosor (604 a.C. - 562 a.C.) que deu continuidade à época de prosperidade e hegemonia babilônicas. Durante seu reinado de 42 anos, a Babilônia atingiu seu período mais glorioso e ficou conhecida como a “Rainha da Ásia”. Construiu a Torre de Babel e os famosos Jardins Suspensos, considerados uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Líder militar de grande energia e crueldade, aniquilou os fenícios, derrotou os egípcios e obteve a hegemonia no Oriente Médio. Em 598 a.C. conquistou Jerusalém e realizou a primeira deportação de judeus, que seguiram para a Mesopotâmia, no episódio conhecido como
“o cativeiro da Babilônia”.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo