Povos da Mesopotâmia

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A primeira grande civilização da Mesopotâmia foi criada pelos sumérios, que são povos provenientes da Ásia Central. Na Mesopotâmia eles desenvolveram métodos hidráulicos com o intuito de acumular a água que poderia ser utilizada em tempos de seca e para controlar as inundações dos dois rios impedindo o estrago das plantações.
Os sumérios estava organizado em cidades-Estados: Ur, Uruk, Nipur, Eridu e Lagash. Essas cidades eram unidades políticas caracterizadas como um Estado soberano, tendo total autonomia religiosa, política e econômica. Em cada cidade havia um governante denominado patesi que realizava diversas funções como chefe militar, primeiro-sacerdote e supervisor de obras hidráulicas.
Com o passar do tempo, as disputas entre as cidades sumerianas pelo poder político favoreceu a invasão de diversos povos semitas, provenientes do deserto da Arábia, que acabaram com a cultura sumeriana com o estabelecimento de algumas cidades ao redor do rio Tigre, uma delas era a Acad, que deu origem aos acádios.
O Primeiro Império Mesopotâmico se constituiu aproximadamente em 2330 a.C, quando o Rei Sargão I (dos acádios) dominou plenamente as cidades sumérias. Porém, em 2180 a.C o Império Acádio foi destruído com a invasão dos guti, provenientes do planalto iraniano. A cidade de Ur recuperou-se expulsando os invasores e estabelecendo o Império Sumério unificado. Mas este poder não durou muito porque em 2000 a.C ocorreu uma nova invasão, desta vez foi dos povos elamitas que acabaram de vez com a independência políticas sumeriana.
O primeiro Império Babilônico 1800 1600 a.C.
O arruinamento das cidades sumérias favoreceu a independência da cidade de Babilônia que passou a ser um importante pólo comercial tendo o controle do transito do rio Eufrates.
Os amoritas se estabeleceram na Babilônia durante a Média Mesopotâmia.
Hamurabi, sexto rei da primeira dinastia babilônica (amoritas), é o fundador do 1º Império Babilônico. Conseguiu unificar os semitas e os sumérios e considerado o rei mais importante da Babilônia por ter formado o primeiro código de leis escritas que se conhece, fundamentado na antiga Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente...”
Durante o império de Hamurabi os babilônios dominaram toda a Mesopotâmia estabelecendo um Estado unificado. Porém, ocorreram diversas invasões, e em 1700 a.C dois povos invadiram a Babilônia, os hititas e os cassitas, acabando definitivamente com a unidade política da cidade.
O império Assírio 1875 a 612 a.C.
Após as constantes invasões na Babilônia e com a morte de Hamurabi, os assírios dominaram a cidade. Esses povos são provenientes das regiões áridas e estéreis do norte da mesopotâmia.
Os assírios ficaram muito conhecidos pela grande capacidade de fazer guerra e pelo modo cruel que eles tratavam os prisioneiros.
O Império Assírio alcançou um considerável desenvolvimento cultural, especialmente durante o comando do soberano Assurbanipal.
O modo como os assírios dominavam os povos dependentes provocou uma série de revoltas e em 612 a.C. o império assírio foi destruído pelos caldeus.
O Segundo Império Babilônico 612 a 539 a.C.
Sob o comando dos povos caldeus a Babilônia se reergueu, e foi durante o império de Nabucodonosor que a cidade atingiu o máximo de seu domínio, as terras babilônicas se desdobravam por quase todo o Oriente Médio, limitando-se com o Egito. Babilônia atingiu seu período mais glorioso e ficou conhecida como a “Rainha da Ásia”. Além disso, a cidade tornou-se mais formosa com as construções públicas, como os famosos “Jardins Suspensos”.Líder militar de grande energia e crueldade, Nabucodonosor aniquilou os fenícios, derrotou os egípcios e obteve a hegemonia no Oriente Médio. Em 598 a.C. conquistou Jerusalém e realizou a primeira deportação de judeus, que seguiram para a Mesopotâmia, no episódio conhecido como “o cativeiro da Babilônia”. Os babilônicos criaram a astrologia e a astronomia e aperfeiçoaram a matemática com a invenção do círculo de 360 graus e à hora de 60 minutos. Eram politeístas e divinizavam o rei.
Com a morte de Nabucodonosor em 539 a.C. a Babilônia foi conquistada pelos persas, que estavam sob o comando do rei Ciro.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo